Última Reunião da Comissão de Turismo

Olá Amigos,

O período do último carnaval foi bastante atribulado para aqueles que trabalham com turismo no Vale do Matutu e no município de Aiuruoca. A situação das estradas provocaram uma série de transtornos para empreendedores e visitantes e acabou gerando acalouradas discussões na internet e em outros meios de comunicação. A população pressionando o poder público a tomar alguma medida marcou uma reunião na câmara de vereadores reivindicando melhorias imediatas para as estradas vicinais do municípío. A comissão de turismo do Matutu se reuniu dois dias antes para tomar posição diante da situação. A síntese da conversa vocês podem ver no relato abaixo:


Na segunda-feira, dia 14 de março de 2011, reuniram-se no Casarão membros da comissão de Turismo da AMA Matutu a fim de discutir estratégias para a solução definitiva dos problemas que afetam a estrada que liga o Bairro do Matutu à sede do município. A reunião da comissão de turismo foi convocada tendo em vista a reunião da quarta-feira, dia 16, às 19 horas na Câmara Municipal de Aiuruoca-MG, mobilizada por um grupo de empreendedores da cidade que reivindicam soluções imediatas para as vias de acesso aos bairros rurais do município, diante do saldo negativo do turismo de Aiuruoca no período do carnaval que foi prejudicado pelas condições das estradas.
Primeiramente foi feita uma lembrança do momento atual vivido pela Prefeitura de Aiuruoca, que enfrentou um começo de 2011 com níveis de chuvas acima do comum. Desde o início da reunião ficou acordado que a posição do Matutu não será a de entrar em conflito com a prefeitura, mas sim a de ajudar o prefeito a gastar bem o dinheiro disponível para a melhoria das estradas. Por isso foi decisão do grupo não participar da reunião da Câmara Municipal, na quarta-feira.
A estratégia do Matutu, consensada pelos participantes, foi a de apoiar o asfaltamento da estrada Aiuruoca-Alagoa que, diante do embargo da obra da estrada Alagoa-Itamonte, será priorizado pelo Governo do Estado e deverá ser realizado via consórcio intermunicipal. Em relação ao trecho que liga a estrada Aiuruoca-Alagoa ao bairro do Matutu, ficou acordado que será estabelecido um contato direto com a prefeitura de Aiuruoca, buscando apoio técnico da SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais.
Ao final da reunião foi discutida a necessidade de, uma vez realizadas as melhorias na estrada, limitar o peso das cargas que vierem trazidas por caminhões, a fim de garantir a manutenção das vias de acesso ao Matutu.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário